Conheça as regiões de Minas onde se produz o original queijo artesanal
A fama dos queijos mineiros é tão grande, que não tem como falar de Minas sem falar de queijo. O estado é o maior produtor desse tradicional alimento, que é consumido e adorado em todo Brasil. A fabricação de queijos artesanais é feita em diversas microrregiões produtoras identificadas e certificadas pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Regiões produtoras de acordo com a classificação
Os queijos artesanais produzidos em Minas podem ser classificados como Queijo Minas Artesanal (QMA) ou Queijo Artesanal de Minas (QAM). Apesar dos nomes serem muito parecidos, existem algumas diferenças entre eles, o Queijo Minas Artesanal não passa por nenhum processo mecânico/industrial. Sua fabricação é feita com leite cru (in natura), fermento natural (conhecido como pingo), coalho e sal, não recebendo tratamento térmico e sendo prensado de forma manual, conforme a tradição. Já a classificação Queijo Artesanal de Minas é conferida a todos os outros queijos feitos com os mesmos ingredientes, mas por meio de processos diferentes, sendo, inclusive, admitida a prensagem mecânica.
Atualmente, existem oito regiões produtoras de Queijo Minas Artesanal (QMA) e seis de Queijo Artesanal de Minas (QAM), todas reconhecidas e certificadas pelas autoridades, sendo a região da Serra da Canastra e da região do Serro certificadas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com o selo Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP), chancela conferida a produtos notoriamente reconhecidos como tradicionais de um país, cidade ou região.

Queijo Minas
Um estado, vários sabores
O queijo de cada região de Minas Gerais apresenta um sabor único, uma vez que o sabor dos queijos artesanais varia de acordo com o local onde é produzido, sendo influenciado pela altitude, pelas características do solo onde as vacas pastam, pelo clima da localidade, pelo tipo de vegetação, pela água, entre outros fatores que propiciam sabores exclusivos aos queijos de cada parte do estado.
Regiões produtoras de Queijo Minas Artesanal (QMA)
Araxá
A microrregião de Araxá é composta por 11 municípios produtores de queijo: Araxá, Campos Altos, Conquista, Ibiá, Pedrinópolis, Perdizes, Pratinha, Sacramento, Santa Juliana, Tapira e Uberaba.
Campo das Vertentes
A microrregião dos Campos das Vertentes é composta por 15 municípios produtores de queijo: Barroso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Carrancas, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Prados, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, São Tiago e Tiradentes.
Canastra
A Microrregião da Canastra é composta por 9 municípios produtores de queijo: Bambuí, Córrego Danta, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São João Batista do Glória, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita.
Cerrado
A Microrregião do Cerrado é composta por 19 municípios produtores de queijo: Abadia dos Dourados, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Lagamar, Lagoa Formosa, Matutina, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Tiros, Varjão de Minas e Vazante.
Serra do Salitre
A Microrregião da Serra do Salitre é composta por apenas 1 município produtor de queijo: Serra do Salitre.
Serras de Ibitipoca
A Microrregião das Serras de Ibitipoca é composta por 15 municípios produtores de queijo: Andrelândia, Arantina, Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Lima Duarte, Olaria, Passa-Vinte, Pedro Teixeira, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita do Ibitipoca, Santa Rita do Jacutinga, Santana do Garambéu, Seritinga e Serranos.
Serro
A Microrregião do Serro é composta por 11 municípios produtores de queijo: Alvoradas de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas, Coluna e Serro.
Triângulo Mineiro
A microrregião do Triângulo Mineiro é composta por 10 municípios: Araguari, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Romaria, Tupaciguara e Uberlândia.
Regiões produtoras de Queijo Artesanal de Minas (QAM)
Alagoa
A microrregião de Alagoa é composta por 1 município produtor de queijo: Alagoa
Serra Geral
A microrregião da Serra Geral é composta por 17 municípios produtores de queijo: Catuti, Espinosa, Gameleiras, Jaíba, Janaúba, Mamonas, Matias Cardoso, Mato Verde, Monte Azul, Montezuma, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Porteirinha, Riacho dos Machados, Santo Antônio do Retiro, Serranópolis de Minas e Verdelândia.
Serra da Mantiqueira
A microrregião da Serra da Mantiqueira é composta por 9 municípios produtores de queijo: Aiuruoca, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Itanhandu, Liberdade, Passa Quatro e Pouso Alto.
Serras de Ibitipoca
A Microrregião das Serras de Ibitipoca é composta por 15 municípios produtores de queijo: Andrelândia, Arantina, Bias Fortes, Bom Jardim de Minas, Lima Duarte, Olaria, Passa Vinte, Pedro Teixeira, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte Verde, Santa Rita de Ibitipoca, Santa Rita de Jacutinga, Santana do Garambéu, Seritinga e Serranos.
Vale do Jequitinhonha
A Microrregião do Vale do Jequitinhonha é composta por 5 municípios produtores de queijo: Pedra Azul, Medina, Cachoeira do Pajeú, Comercinho e Itaobim.
Vale do Suaçuí
A Microrregião do Vale do Suaçuí é composta por 7 municípios produtores de queijo: Água Boa, Frei Lagonegro, José Raydan, Santa Maria do Suaçuí, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí e São Sebastião do Maranhão.
Nossos Queijos Artesanais

Compras realizadas entre quarta-feira e domingo só serão expedidas na segunda-feira subsequente, de forma a reduzir o tempo de frete (evitando os finais de semana), exceto Belo Horizonte e região metropolitana, que terão seus pedidos enviados no primeiro dia útil após a compra. Esse cuidado, combinado com o isolamento térmico de nossa embalagem, garante que o seu produto chegue em perfeitas condições.
FRETE GRÁTIS para Belo Horizonte nas compras acima de R$200 ou nas compras de qualquer valor feitas às quintas-feiras.